Tanto o capitão como a sua tripulação têm muitas vezes que aguentar níveis de ruído e vibração que seriam totalmente inaceitáveis em qualquer outro lado.
Contudo, um nível de ruído de 65 a 70 dB é facilmente atingido e semelhante ao ruído de motor ao ralenti.
O ruído pode ser diminuído em sons estruturais ou sons de transmissão de ar.
Os sons de transmissão de ar provém na sua maioria do motor e os níveis de ruído estão directamente relacionados com a velocidade do motor.
Este tipo de ruído é efectivamente reduzido pela aplicação de placas da Vetus nas superfícies do comprartimento do motor.
Preste atenção particular ao colocar as placas sem que o ruído escape.
Os diferentes tipos e espessuras de placas estão disponíveis para se adaptarem a diferentes cubicagens de motor.
O ruído do tipo estrutural provém geralmente da vibração do motor transmitida para o barco através das bases do motor.
As medidas mais eficazes contra este tipo de ruído incluem a instalação de dispositivos de montagem flexíveis para o motor, alinhamento correcto do motor com o veio e a instalção de um bom acopolamento flexível.
A cavitação transmitida pelo hélice pode também causar bastante ruído no lado inferior do casco.
Este tipo de ruído estrutural é significativamente melhorado pela aplicação do material da Vetus, tipo ARM.
Este material consiste de folhas ou copostos e é aplicado no interior do casco acima do local da hélice.
Detalhe de Isolamento do casco e cobertura de uma embarcação Testes prácticos demonstram que este material pode ajudar a reduzir o ruído de hélice de proa.
Uma camada de composto tipo ARM ou uma camada de material de folha à volta do túnel pode reduzir o nível de som em cerca de 3 dB(A).
Duas camadas podem criar uma redução de até 7 dB(A).
A : Placa de insonorização da Vetus tipo SD 1 : Camada superior de vinil perfurada 2 : Camada de espuma de poliuretano, 21,5 mm de espessura 3 : Laje anti-reverberação, 4 mm de espessura 4 : Camada de espuma de poliuretano, 10 mm de espessura